A organização curricular do Curso de Licenciatura Plena em Física foi reformulada para formar professores capazes de atuar tanto no ensino fundamental como no ensino médio com base em disciplinas que dão suporte para que o futuro professor seja qualificado para atuar nas séries do ensino fundamental que exigem introdução aos conceitos da Física. A duração mínima do curso será de 4 (quatro) anos com uma integralização intermediária de 4,5 (quatro anos) e um limite de 6 (seis anos). Para integralização do currículo o aluno deverá ter cursado, no mínimo, 3200 (três mil e duzentas) horas conforme Resolução CNE/CP Nº 1.
(i) 400 horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;
(ii) 400 horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;
(iii) 2200 horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;
(iv) 200 horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.
Portanto, obedecendo toda a legislação vigente, apresenta-se no anexa a matriz curricular adotada a partir do ano de 2018:
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A organização curricular do Curso de Licenciatura Plena em Física está sendo reformulada para formar professores capazes de atuar tanto no ensino fundamental como no ensino médio com base em disciplinas que dão suporte para que o futuro professor seja qualificado para atuar nas séries do ensino fundamental que exigem introdução aos conceitos da Física. A duração mínima do curso será de 3,5 (três anos e meio) anos com uma integralização intermediária de 4,0 (quatro anos) e um limite de 5,5 (cinco anos e meio). Para integralização do currículo o aluno deverá ter cursado no mínimo, 2.960 (duas mil novecentos e sessenta) horas conforme Res CNE/CP Nº 2.
(i) 400 horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;
(ii) 400 horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;
(iii) 1800 horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;
(iv) 200 horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.
Portanto, obedecendo toda a legislação vigente, apresenta-se no anexa a matriz curricular adotada a partir do ano de 2012:
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A estrutura da grade curricular está de acordo com o Parecer nº 009/2001 CNE/CP – MEC e outros documentos. Na Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, temos a obrigatoriedade do cumprimento de 400 horas de prática como componente curricular, vivenciado ao longo do curso. Vale lembrar que o cumprimento dessas 400 horas é independente das 400 horas de estágio curricular supervisionado. Já a Resolução n° 2 de 19 de fevereiro de 2002, temos que a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena e de formação de professores de Educação Básica ao nível superior é de, no mínimo, 2.800 horas, sendo:
(i) 400 horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;
(ii) 400 horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso
(iii) 1.800 horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;
(iv) 200 horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.
Portanto, obedecendo toda a legislação vigente, apresenta-se no anexa a matriz curricular adotada a partir do ano de 2007: